24/11 - Reuniões e Fórum de Boas Práticas na Fecomércio-RS.

Reuniões e Fórum de Boas Práticas na Fecomércio-RS.

> 23/11/2023 (quinta-feira), aconteceu na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, as Reuniões da Copersind, de Diretoria e o Fórum de Boas Práticas. Participaram pelo Sindilojas Regional Nova Prata e o Vice-Presidente Josemar Vendramin e o Diretor Jair Luiz Guadagnin.

Pela parte da manhã, aconteceu a Reunião da COPERSIND - Conselho de Relações e do Trabalho, para tratar de pautas ligadas à legislação trabalhista na última reunião do ano.

Mais informações no site da Fecomércio-RS: https://www.fecomercio-rs.org.br/noticiadetalhe/2023/11/23/Copersind-realiza-ultima-reuniao-do-ano-na-sede-Fecomercio-RS/abfc861f-94b8-4fe2-97ec-71b03238349d

Na parte da tarde aconteceu o Fórum de Boas Práticas, a terceira edição do Fórum de Boas Práticas da Fecomércio-RS, que teve como tema “Negócios que dão certo”. No encontro, que visa trocar experiências e conhecimento, o Secovi Zonal Sul, o Sindilojas Fronteira Noroeste e o Sindilojas Vale do Paranhana tiveram a oportunidade de apresentar suas práticas de sucesso. O Executivo do Sindilojas Regional Nova Prata, participou on-line.

Para o Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, este ano o foco do evento foi a sustentabilidade dos negócios, não esquecendo a importância da representatividade das entidades. “Nos reunimos hoje para adquirir conhecimento e compartilhar experiências, as quais possuem elementos em comum, como a criatividade, a persistência e, acima de tudo, a iniciativa de colocar em prática uma ideia que impacte positivamente o empresário do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio Grande do Sul, desenvolvendo, por consequência, a sociedade em geral”, disse ele.

Mais informações no site da Fecomércio-RS: https://www.fecomercio-rs.org.br/noticiadetalhe/2023/11/23/Forum-de-Boas-Praticas-da-Fecomercio-RS-apresenta-cases-de-sucesso-dos-sindicatos-filiados/e9a5f487-1221-4763-828c-08ba37907bd9

No fim da tarde, início da noite, aconteceu a Reunião de Diretoria da Fecomércio-RS, que contou com a presença do Deputado Felipe Camozatto. Foram discutidos assuntos importantes para o setor. Na oportunidade, o Deputado Estadual, Felipe Camozatto, falou das dificuldades que os empreendedores enfrentam no País. “O papel do empreendedor na política é pagar a conta?” foi a pergunta que abriu a palestra do deputado.

Outro assunto abordado na reunião foi a Portaria MTE nº 3.665, onde o advogado trabalhista e consultor da Federação, Flávio Moura, falou sobre, onde se trata da autorização funcionamento de diversos tipos de comércio em feriados.

Reforma Tributária e a proposta de aumento do ICMS no Rio Grande do Sul, as principais alterações no texto da reforma tributária e a mudança do Conselho Federativo para Comitê Gestor, retirando a competência para alteração da legislação. Assunto esse abordado pela gerente do Núcleo Jurídico Tributário da entidade, Tatiane Correa.

O gerente de Relações Governamentais, Lucas Schifino, apresentou a proposta de aumento de alíquotas de ICMS no Estado, e falou também sobre a aprovação na Assembleia Legislativa do projeto que reajustou o piso regional em 9,0%, de forma contrária ao posicionamento da Fecomercio-RS.

Após as explanações, os conselhos e comissões da Federação apresentaram suas pautas e o Presidente Bohn ainda destacou a proposta de regime de transição tributária para o ICMS no Estado, elaborada pela Federação, e apresentada ao Governo do Estado.

Mais informações no site da Fecomércio-RS: https://www.fecomercio-rs.org.br/noticiadetalhe/2023/11/23/Deputado-Felipe-Camozatto-participa-de-reuniao-de-diretoria-da-Fecomercio-RS/11d2487f-a711-4a69-a3ae-e6ad7c84fb24

#SindilojasRegionalNovaPrata

Se é COMÉRCIO, é Sindilojas Regional Nova Prata, uma entidade FORTE !


Entre em contato conosco pelo telefone
(54) 3242.2822 ou pelo
e-mail: sindilojas@sindilojasnp.com.br
(c) Sindilojas NP 2012. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por RTI Soluções
Cadastre-se e receba mensalmente um informativo com
nossas novidades e promoções.