17/11 - 15º Fórum Tribal Regional Serra da Parceiros Voluntário de Nova Prata.

15º Fórum Tribal Regional Serra da Parceiros Voluntário de Nova Prata.

> Na terça-feira (14/11), aconteceu o 15º Fórum Tribal Regional Serra, organizado pela Parceiros Voluntários Nova Prata, reuniram-se 350 pessoas entre alunos, pais, professores, mantenedores e voluntários de 12 escolas de Nova Prata e Caxias do Sul, formada por alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio, onde os estudantes participantes das Tribos nas Trilhas da Cidadania, fizeram apresentações relacionadas às Trilhas Meio Ambiente, Educação para a Paz e Cultura, além de uma atividade de integração conduzida pela artista plástica e voluntária Ana Lúcia Perin, com o tema Transformar.

O evento contou com recurso e apoio do Poder Legislativo através dos vereadores Marcelo Barato e Idacir Pegoraro e os Mantenedores da Unidade: CIC, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Unimed Vale das Antas, Sindilojas e Sicredi.

O Sindilojas Regional Nova Prata, por ser um dos “mantenedores” da Parceiro Voluntários - Unidade de Nova Prata, marcou presença no evento. O Executivo Ariovaldo C. Ribeiro, participou, representando a entidade, pois o Presidente Nelson Vazatta, não pode se fazer presente.

“Esse evento foi o primeiro depois da Pandemia e só veio a confirmar que a Unidade de Nova Prata continua como a forte marca registrada o protagonismo infanto juvenil através do Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania e isso só acontece porque temos muitas mãos juntas e unidas em prol da disseminação do voluntariado organizado. Agradecimentos a todos pela credibilidade, contribuição de forma coletiva para o desenvolvimento social local”, diz Anamaria Rigo – coordenadora Unidade Nova Prata.

“Participar do Fórum Regional de Tribos foi mágico! Trabalho na unidade da Parceiros Voluntários de Caxias do Sul hoje, mas tive a oportunidade de atuar como tribeira no meu ensino médio e isso com certeza foi um passo muito importante pra eu ser quem sou hoje, o projeto me fez mais humana e fez com que eu percebesse a importância do trabalho voluntário, então é sempre muito gratificante quando tantos jovens cheios de energia se juntam por um propósito tão lindo, com certeza foi um momento muito especial pra todos os tribeiros que estavam presentes, o evento foi um sucesso e ficamos extremamente felizes em poder participar!” - Manuela Libardi – coordenadora Caxias do Sul.

“O Fórum da Parceiros Voluntários é um momento de integração entre todas crianças e alunos que praticam o voluntariado durante o ano letivo nas escolas, sendo este um momento de culminância entre os projetos e mostrando o trabalho desenvolvido pelas Tribos. Já participei de diversos fóruns com apresentações e piquenique, sendo muito satisfatório e gratificante fazer parte da Tribo e observar muitas sementes de boas ações sendo plantadas.” - Suian Fochesatto – coordenadora pedagógica EMEI Um Pedacinho de Céu (Tribo Sementinhas do Bem).

Fotos: Ana Clara Dias Rigo / Ana Lúcia Perin / Liége Grezbielukas.