24/04 - RELEASE Final - Comitiva do Sindilojas Regional Nova Prata, participa do 7º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho em Torres.
RELEASE Final - Comitiva do Sindilojas Regional Nova Prata, participa do 7º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho em Torres.
> Nos dias 13, 14 e 15 de abril, o Sindilojas Regional Nova Prata, participou dos eventos realizado pela Fecomércio-RS, em Torres. A entidade contou com uma Comitiva de seis integrantes, sendo, o Presidente Nelson Vazatta, com a Esposa Nilsa Vazatta, o 1º Vice-Presidente Evandro Diego Beneduzi, com a Esposa Angela Cristofoli, e o Executivo Ariovaldo C. Ribeiro, com a Esposa Fátima Ribeiro.
> Na manhã de quinta-feira (13/04), o Presidente Nelson Vazatta e o Executivo Ariovaldo C. Ribeiro, participaram do 36° Fórum Fecomércio-RS de Gestão. Dirigentes sindicais de todo o estado, Diretoria e Executivos da Fecomércio-RS participaram. O encontro aconteceu na SAPT, em Torres, já é tradicional no calendário de eventos da instituição e tem como objetivo trazer metas, projetos e resultados, além de discutir diretrizes institucionais para o ano vigente.
> Dando início ao Fórum, o Presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, falou sobre a importância das pessoas, da união e do engajamento de todos para o atingimento das metas e projetos institucionais. “Após três anos desafiadores, com pandemia, crise e recuperação econômica, este ano não posso deixar de falar da importância de ter cada um de vocês conosco. A união e o engajamento de cada pessoa que compõe o Sistema Fecomércio no Rio Grande do Sul, reflete em nossos números, ações, projetos e também nos reconhecimentos que recebemos ao longo do ano, tanto no que tange a um sistema de gestão eficaz e de excelência, quanto no reconhecimento à qualidade na gestão de pessoas”, enfatizou o Presidente.
Para falar sobre os resultados e metas da entidade, o Gerente do Núcleo de Gestão da Federação, Fábio Wagner, apresentou o Plano Estratégico 2023. Projetos-chave para o ano também foram discutidos no encontro, como o projeto “Sindicatos mais fortes”, com as ações Gestão Sindical, PDL e PDG e Recuperação Sindical; projeto “Fecomércio+”, com a apresentação da plataforma Representa+ e ações de marketing e a “Rede de Serviços”, com o LabFecomércio, além da apresentação de produtos e serviços oferecidos pela Federação. Na pauta do encontro, também esteve a apresentação do Projeto Atena, com o especialista técnico da CNC, Mateus de Lima Dornelas.
Entre as novidades deste ano, o destaque foi o lançamento do Clube de Gestão, comunidade digital de conteúdo para sindicatos e associados. A plataforma, com cursos e capacitações, é focada no desenvolvimento de gestores. Os sindicatos poderão vender os produtos do Clube e gerar renda por meio de assinaturas mensais.
O Fórum encerrou com a palestra “Uma lição de vida, superação e marketing”, com David Portes. Portes se destacou nas ruas do centro do Rio de Janeiro ao criar irreverentes e eficazes estratégias de marketing para aumentar as vendas de sua banca de doces, conquistando mais de 5 mil clientes.
> Na parte da tarde de quinta-feira (13/04), o Presidente Nelson Vazatta participou das Assembleias Gerais da Fecomércio-RS, na SAPT.
> O Executivo Ariovaldo C. Ribeiro, participou de um Encontro de Executivos, no Hotel Sesc Torres. O encontro foi para uma integração com todos os Executivos do Estado, com dinâmicas, e contou com a Palestra Jeferson da Rosa Santos, que é Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Profissional pela Faculdade SENAC e Graduado em Administração de Empresas UFSM. Possui diversas formações nas áreas comportamentais, liderança, marketing e vendas, e mais 15 anos de experiência em gestão de canais, gestão comercial, liderança de equipes nos segmentos empresarial, varejo e serviços educacional.
Abertura Oficial do 7° Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho - Inovação e Protagonismo, realizado pela Fecomércio-RS.
> A noite de quinta-feira (13/04), foi para a Abertura Oficial do 7° Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho - Inovação e Protagonismo, realizado pela Fecomércio-RS, voltado a dirigentes sindicais, empresários, advogados e estudantes, reuniu cerca de 300 pessoas na sede da Associação dos Amigos da Praia de Torres (SAPT). Pelo Sindilojas Regional Nova Prata, estiveram presentes, o Presidente Nelson Vazatta e a Esposa Nilsa Goreti Zanotto Vazatta, o Vice-Presidente Evandro Diego Beneduzi e a Esposa Angela Cristina Cristofoli, e o Executivo Ariovaldo C. Ribeiro e a Esposa Fátima de Lurdes Duz Ribeiro.
> O Presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, destacou a importância da iniciativa e o quanto a Federação atua em favor dos seus 100 sindicatos empresariais filiados. “Ao longo do tempo, consolidamos aqui um espaço de aprendizagem com profissionais renomados, por meio de debates sobre temas relevantes no dia a dia de empresários, dirigentes, colaboradores e advogados”. Para Bohn, as diversas negociações de trabalho sempre pensam no desenvolvimento e na estabilidade econômica, bem como na segurança de milhares de trabalhadores. “As negociações mostram-se essenciais para a nossa atuação plena e das empresas as quais representamos”, acredita.
> O 1º Vice-Presidente da Federação e coordenador do Congresso, Joel Vieira Dadda, relembrou a primeira edição, há oito anos, e o sucesso do projeto ao longo de sua história. “Também gostaria de fazer agradecimento especial aos painelistas que se propuseram a trazer e partilhar todo o seu conhecimento sobre a legislação, novas normas e portarias. Aqui temos todo o Estado, representado por meio dos líderes sindicais patronais, que levarão todos os conhecimentos abordados. A casa é nossa. Sintam-se à vontade e sejam todos muito bem-vindos”.
> Claudir Antônio Nespolo, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no RS, falou sobre a necessidade de aprofundar alguns temas muito importantes. “Tenho a Fecomércio-RS como uma entidade muito séria que organiza o setor terciário. Temos, muitas vezes, opiniões diversas, mas sempre buscamos o melhor. Essa soma só colabora com o desenvolvimento do nosso Rio Grande do Sul”.
> O Desembargador Gilberto Souza dos Santos, representante do Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região, enfatizou a relevância de discutir sobre as questões do trabalho em um momento em que as entidades sindicais passam por uma transição. “Hoje, o mundo está debatendo sobre as relações do trabalho. Estamos aqui para construir a justiça e o Tribunal parabeniza a Fecomércio-RS por este evento que busca o progresso econômico e social”.
> Já Rafael Foresti Pego, Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho do RS, acredita que ouvir opiniões diferentes e dialogar no sentido técnico e respeitoso é o grande mérito do Congresso. “Precisamos de mais iniciativas como essa, assim como pensar no futuro e no Direito do Trabalho. Estamos em um momento de muita transformação, tanto no trabalho quanto no direito”.
> O Prefeito de Torres, Carlos Alberto Matos de Souza, saudou as autoridades e afirmou que as trocas também ajudam a aprimorar as habilidades dos participantes como gestores. “É uma honra recebê-los e mostrar a nossa cidade. Aproveito a oportunidade para falar sobre o Programa Desenvolve+Torres, que promove o empreendedorismo e a desburocratização, entre outras ações para alavancar o desenvolvimento econômico local. Nesse contexto, também gostaria de ressaltar a necessidade de projetos que tratem sobre a segurança jurídica e o acesso ao crédito pelo microempreendedor”.
> Após os pronunciamentos das autoridades, deu-se início a Conferência de abertura com o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre de Souza Agra Belmonte. Na ocasião, o Ministro explanou sobre a Prevalência do Negociado sobre o legislado e o alcance da decisão do STF.
Também estiveram presentes na abertura, o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Torres, Igor Beretta; o Secretário do Trabalho, Indústria e Emprego de Torres, Júlio Agápio; o Presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Rio Grande do Sul (CORE-RS), Roberto Salvo; o Presidente da OAB Torres, Jonathan Aguiar de Carvalho e o Presidente do Sindilojas Torres, Lori dos Santos.
Confira todas as fotos do evento em https://www.flickr.com/photos/fecomercio-rs/albums/
Reforma Trabalhista foi o tema do primeiro painel do Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho.
> Sucesso de público, o 7º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho teve a primeira palestra ministrada pelo Desembargador e Presidente do TRT da 4ª Região, Francisco Rossal de Araújo. Com o tema “Novidades da Reforma Trabalhista e seus limites”, o desembargador falou sobre o futuro e a evolução das relações de trabalho. “Temos que refletir sobre que sociedade e que relações de trabalho nós queremos construir”, pontua. Entrando em questões mais técnicas, Araújo falou sobre a questão da premiação, verbas de natureza salarial e indenizatória. “Precisamos entender a natureza jurídica dos prêmios, sempre observando as condições da lei e os requisitos legais”.
O segundo ponto abordado, foi sobre a terceirização. “A terceirização tem uma longa história no Brasil e no mundo. Devemos estar atentos e as ordens devem ser lícitas e estar dentro do objeto do contrato. Além disso, ela também é objeto de uma análise econômica e poder boa em muitos casos”. Para finalizar, Araújo falou sobre a necessidade de investir na formação educacional e profissional. “Precisamos falar de educação. É indispensável dar um salto na educação profissional e ter pessoas capacitadas. Este é o debate do nosso futuro e é uma pauta boa. As nossas crianças precisam de melhores condições de ensino. Precisamos do comércio e da indústria, das suas escolas, para ter capilaridade. É urgente formular uma política específica e resolver esse grande desafio. Caso contrário, o nosso Estado não tem futuro. Estamos esquecendo da matéria prima fundamental, que é o ser humano. Se quisermos sobreviver, precisamos melhorar a nossa produtividade, qualificando a formação educacional e profissional da nossa sociedade”, concluiu.
> Após a palestra, a Reforma Sindical norteou o talk show que contou com a participação do Superintendente Regional do Trabalho no RS, Claudir Nespolo; do Presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecosul), Guimar Vidor e do advogado, Flávio Obino Filho. Mediado pela gerente do Núcleo Jurídico Sindical da Federação, Márcia Duarte, o grupo destacou a valorização do trabalho e o diálogo entre as instituições.
Especialistas falam sobre fontes de custeio de entidades sindicais.
> Durante a tarde de sexta-feira (14/04), os participantes do 7ª Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho, tiveram a oportunidade de ouvir grandes nomes debatendo sobre importantes temas para o setor terciário. O painel da tarde, começou com um rico debate sobre as fontes de custeio das entidades sindicais com a presença do advogado da Diretoria Jurídico e Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Roberto Lopes e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Luiz Carlos Mota.
> Na ocasião, Lopes destacou a importância da representatividade dos sindicatos nas negociações coletivas e da necessidade do custeio e de sua sustentabilidade. “As convenções coletivas beneficiam a todos, filiados ou não, regulamentando as relações trabalhistas”. Para encerrar, o advogado falou que a Confederação está atenta às mudanças e ao grupo de trabalho que o Governo Federal instituiu para o debater sobre o tema.
> Para Luiz Carlos Motta, o tema do painel é fundamental para as entidades sindicais, tanto laborais quanto patronais. “É imperiosa a existência de recursos financeiros com previsibilidade e valores suficientes para as atividades sindicais. É preciso discutir sobre esta nova forma de financiamento sindical, pois temos um importante papel não só nas negociações coletivas, mas na redução da pobreza e desigualdades sociais. Motta acredita que o sucesso das contribuições está na parceria das entidades. “Temos que andar juntos, trabalharmos em conjunto e estarmos unidos. Não existe trabalhador, e não existir o empresário”. O debate foi mediado pela advogada da Federação, Íris Vidaletti.
Eficácia dos acordos extrajudiciais e a importância das pequenas empresas são temas de painéis.
> O segundo painel da tarde contou com a participação da Juíza, ex-supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do 2º grau do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Aline Doral Stefani Fagundes. Com o tema “Eficácia e o alcance dos acordos extrajudiciais na Justiça do Trabalho e a quitação anual das obrigações trabalhistas em sindicatos (art. 507-B da CLT)”, a juíza explicou o funcionamento do Cejusc, destacando as características do bom acordo. “O mau acordo não encerra adequadamente um conflito. O bom acordo, além de ter um maior índice de cumprimento, a sua agilidade contribuí com a eficácia empresarial. A sentença olha para o passado, o acordo para o futuro”. Aline também falou sobre a importância da advocacia para o sistema judiciário. “É só com a movimentação da advocacia que a gente aprimora o sistema”.
> Para finalizar, Leonardo Ritta, Analista de Competitividade Setorial do Sebrae RS, ministrou a última palestra do dia. A importância das pequenas empresas para o Estado do Rio Grande do Sul e para o Brasil foi o destaque do último encontro do dia 14 de abril. Para o analista, os pequenos negócios fazem parte dos grandes números. “É fundamental trazermos esse tema para este tipo de evento. Quem é grande, geralmente foi pequeno”. As micro e pequenas empresas geram crescimento e desenvolvimento, tanto que cerca de 36% do PIB do Rio Grande do Sul é gerado por elas. Em termos de empregos, quase 60% da força de trabalho do Estado é composta por pessoas que trabalham em empresas de pequeno porte. Além disso, Ritta também mencionou sobre a segurança jurídica e a competitividade.
Mágica e motivação marcam último dia do 7º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho.
> Com o tema “Descanso preferencialmente em domingos e o repouso após o sétimo dia – Negociação Coletiva”, o desembargador do TRT da 4º Região, João Pedro Silvestrin e o advogado e professor, Antônio Galvão, encerraram o 7º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho. No debate, mediado pelo advogado e consultor da Fecomércio-RS, Flávio Obino Filho, os participantes falaram sobre as folgas compensatórias, escalas, descanso semanal remunerado, entre outros tópicos.
> Para finalizar a programação, Marco Zanqueta ministrou a palestra “Mágica: você é o protagonista deste grande palco – É lúdico, mas o papo é sério”. Na divertida explanação, Zanqueta falou sobre desafios, oportunidades e mudança. “A grande magia está no planejamento. Temos que nos preparar”.
> Ao final do evento, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, agradeceu a participação do público e destacou a importância do encontro para o setor.
Entre os dias 13 e 15 de abril, Torres sediou o tradicional evento da Fecomércio-RS. Com o objetivo de debater e trocar experiências na área de relações sindicais e de trabalho, o 7º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho reuniu mais de 200 pessoas.
Confira todas as fotos do Congresso em https://www.flickr.com/photos/fecomercio-rs/albums/
Nova Prata, 24 de abril de 2023.
Fotos Fecomércio-RS
Resumo: Executivo do Sindilojas Regional Nova Prata - Ariovaldo C. Ribeiro.
#SindilojasRegionalNovaPrata
Se é COMÉRCIO, é Sindilojas Regional Nova Prata, uma entidade FORTE !