20/01 - Representantes do Sindilojas Regional Nova Prata, participam da primeira reunião de Diretoria da Fecomércio-RS em 2023.

> Na quinta-feira (19/01), aconteceu em Porto Alegre, a primeira reunião de Diretoria da Fecomércio-RS em 2023 (reunião mensal). Participaram pelo Sindilojas Regional Nova Prata, o Presidente Nelson Vazatta o Vice-Presidente Josemar Vendramin e o Diretor Jair L. Guadagnin, os três são também Diretores da Fecomércio-RS.

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, coordenou a reunião e lembrou que nesta semana ele assumiu a presidência do Conselho Deliberativo do SEBRAE-RS para a gestão 2023-2026. Também lembrou que uma comitiva da Fecomércio-RS está em Nova York de 12 a 20 de janeiro onde acompanhou a NRF Retail’s Big Show e tem feito visitas técnicas às principais empresas do varejo estabelecidas na cidade.

Camila Barth, coordenadora de Jornalismo da Fecomércio-RS, apresentou o relatório de visibilidade da Coletiva de Fim de Ano da Federação que aconteceu no dia 02 de dezembro. O evento, que apresentou um balanço de 2022 e trouxe as perspectivas para 2023, recebeu quase 80 jornalistas de diversos veículos de imprensa do Estado. A coletiva teve 68 inserções na mídia, o que equivale a mais de R$ 600 mil em espaços conquistados.

Giancarlo Giacomelli, o gerente de Tecnologias Educacionais, head de Inovação da entidade, fez um balanço do Lab Fecomércio-RS, que nasceu em maio de 2022 com o propósito de colocar a Federação de forma mais consistente no ecossistema de inovação do Estado, conectando com novas empresas e gerando novos produtos e serviços para os sindicatos. Giacomelli apresentou algumas das soluções que foram modeladas neste primeiro semestre de operação e estarão disponíveis para que os sindicatos incorporem nos seus portfólios de serviços, em especial o Lab Experience, o Sindcash, Marketplace e a formação on-line “O Futuro do Varejo”.

Lucas Schifino, gerente de Relações Governamentais, apresentou a Agenda Institucional de Infraestrutura de Transporte da Fecomércio-RS elaborada com base nas sugestões de obras prioritárias apontadas pelos sindicatos e será entregue ao Governo Estadual. São elencadas 36 obras (19 federais e 17 estaduais) de infraestrutura a serem realizadas no Rio Grande do Sul.

Dando continuidade Flávio Obino Filho, consultor trabalhista, fez uma análise trabalhista sobre a vigência do novo piso estadual do RS e a convenção 158 da OIT, STF e o risco da proibição de demissão sem causa justificada. O consultor econômico, Marcelo Portugal também trouxe uma análise sobre o início do Governo Lula e o pacote econômico. Já o consultor tributário, Rafael Borin, falou sobre o Decreto nº 11.374/23, que restaurou alíquotas de PIS e Cofins sobre receitas financeiras sem prever a observância da anterioridade nonagesimal.

Na sequência, o convidado da edição de janeiro da reunião de Diretoria foi o deputado estadual Edvilson Brum. O mesmo começou sua fala afirmando que poderia resumir a conversa em uma frase: “Não voto pelo aumento de ICMS”. Mas, reconheceu que o setor terciário tão importante para a economia gaúcha precisa de muito mais do que isso como a desburocratização da máquina pública, facilitação de andamento dos processos e o não aumento de tributos no geral. Disse ainda “E qualquer imposto cobrado deve ser devolvido para a sociedade em forma de serviços”.