19/09 - Sindilojas Regional Nova Prata, nas Reuniões da Fecomércio-RS, nos dias 15 e 16.

> Nos dias 15 e 16 de setembro, o Diretor do Sindilojas Regional Nova Prata e Diretor da Fecomércio-RS, Jair L. Guadagnin, representando a entidade, participou em Porto Alegre, na Sede da Fecomércio-RS de várias reuniões.

Reunião da COPERSIND - Conselho de Relações e do Trabalho, que contou com a presença do Ex-Ministro do Trabalho de 2016 e 2017, agora candidato a Deputado Federal, Ronaldo Nogueira (Republicanos), a Diretoria ouviu as propostas. Nogueira, que foi, no governo do presidente Michel Temer, falou sobre suas principais propostas, seu trabalho enquanto Ministro e destacou a importância da atualização da legislação trabalhista.

Reunião da Diretoria Consultiva da Fecomércio-RS, que contou com a presença do Deputado Estadual Marcus Vinícius de Almenda.

Reunião de Diretoria da Fecomércio-RS, com a Aprovação da Ata nº 02/2022, Comunicação da Previdência, Manifestações da Diretoria e foram apresentadas as Análises Política “A relação entre voto para Governador e Presidente no RS”; Análise Trabalhista “Comentários sobre a lei que altera o trabalho”; Análises Tributária “As mudanças na ST e os reflexos para o varejo alimentícios”; também foram feitas Manifestações das Comissões Setoriais e dos Conselhos. A reunião contou também com a presença da Deputada Estadual Patrícia Alba e do Candidato à Deputado Federal Marco Alba e após assuntos gerais.

A manhã do dia 16/09, a Fecomércio-RS recebeu os candidatos ao Governo do Estado e Senado. Seguindo o objetivo de manter um diálogo aberto entre os candidatos ao governo do Estado e Senado, a Fecomércio-RS o candidato e ex-governador, Eduardo Leite, e a senadora Ana Amélia Lemos. O secretário chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, também participou do encontro que reuniu integrantes da diretoria da Federação. O Presidente da Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, agradeceu a disponibilidade dos candidatos reforçando a importância deste momento para conhecer as propostas e debater pautas importantes para o setor.

Durante o diálogo, Eduardo Leite comentou que a responsabilidade fiscal é base fundamental para o desenvolvimento do Estado. Entre as propostas apresentados pelo ex-governador para um novo mandato estão ainda o combate à informalidade e o trabalho para não majoração de alíquotas nos processos tributários do Estado, reforçando um adendo.

A candidata ao Senado Ana Amélia Lemos falou sobre a relação de proximidade com a Fecomércio-RS, que sempre manteve uma comunicação aberta com os gestores públicos a fim de trabalhar por propostas que sejam economicamente saudáveis ao Estado. Ana Amélia ainda relembrou que já houve tentativas de acabar com o Sistema S e que as iniciativas das instituições como Fecomércio, Sesc e Senac, são necessárias para mostrar a importância que essas organizações têm para o desenvolvimento do País. Entre os focos de suas propostas, segundo a candidata, está o desenvolvimento e qualificação profissional, que dialogam com as ações do Sistema Fecomércio-RS, via Senac.

O Presidente Bohn reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento profissional. “Quero dizer aos candidatos que podem contar com o Senac para qualificar a mão de obra do nosso Estado”, finalizou. Membros da diretoria também realizaram perguntas aos candidatos sobre pautas necessárias ao setor como o Piso Regional, regime de transição do Simples e combate à informalidade.