24/06 - Segundo Dia do 6º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho em Torres/RS.

Segundo Dia do 6º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho em Torres/RS.

> Na sexta-feira (24/06), os representantes do Sindilojas Regional Nova Prata, participaram do segundo dia do 6º Congresso de Relações Sindicais do Trabalho – Fecomércio-RS em Torres/RS, o mesmo com uma programação intensa e vai até o sábado 25 de junho de 2022.

O “Painel Reforma Trabalhista – Avançar ou retroceder?”, foi o primeiro da manhã. Com mediação do consultor trabalhista Flávio Obino Filho e participação do advogado e professor Antônio Vicente Martins e o desembargador TRT21, Bento Herculano, o encontro tratou avanços e melhorias necessárias na Lei 13.467, de 2017, que trata da Reforma Trabalhista e regras relativas a remuneração, plano de carreira e jornada de trabalho, entre outros assuntos. O painel também contou com a participação do 1º vice-presidente da Federação e presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Joel Vieira Dadda.

O segundo painel foi com Rafael Borin, que apresentou os principais cuidados que os sindicatos devem ter no momento de oferecer produtos e serviços. A mediação foi feita pela Gerente do Núcleo Jurídico Tributário da Fecomércio-RS, Tatiane Correa, onde a mesma explicou que a principal ideia do painel.

Na parte da tarde aconteceram mãos dois painéis, iniciou com um importante debate para os participantes, sendo um bate-papo “O que as empresas querem e esperam do sindicato empresarial”, esclareceu dúvidas dos mais de 200 congressistas presentes no evento. O momento contou com a participação do gerente de Relações Sindicais da C&A, Ricardo Gomes, e o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.

Com perguntas e respostas, no comandado pela Gerente do Núcleo Jurídico Sindical da Fecomércio, Márcia Duarte, e pela Assessora jurídica Lucia Ladislava Witczak.

O segundo painel da tarde, e último do dia, os Desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 4 ª Região, Maria Madalena Telesca e Emílio Papaleo Zin, aqueceram o debate da programação do Congresso. O painel “Reforma Trabalhista e Segurança Jurídica” foi mediado pelo Assessor Jurídico Flávio Moura, que explicou a dinâmica do bate-papo guiado através dos regramentos da Reforma Trabalhista. A Lei, que trouxe alterações nas relações de trabalho, completa cinco anos neste ano e trouxe uma maior segurança jurídica para as empresas.