14/08 - MACROSINDI 2018 – Fortalecendo o empreendedor

A 2ª edição do MACROSINDI, provou que o evento está consolidado. O MACROSINDI 2018 – Fortalecendo o empreendedor, aconteceu na noite de 14 de agosto, em Nova Prata. Antes do evento os palestrantes foram recepcionados pelo presidente do Sindilojas Nova Prata, e pela Diretoria. Uma noite de excelentes palestras e surpresas para todos que prestigiaram o evento. Para um público de aproximadamente 500 pessoas que lotaram no Auditório do Centro Empresarial de Nova Prata. Inicialmente com um protocolo onde foram apresentadas as ações e os serviços que a entidade oferece. Como já diz o slogan “Se é COMÉRCIO, é Sindilojas Nova Prata ! / Sindilojas Nova Prata, uma entidade FORTE !”, realmente provou que é forte. No discurso o Presidente Jair Luiz Guadagnin, ressaltou que “o evento só aconteceu este ano, pois em 2016, o mesmo já provou que foi do agrado dos participantes, e porque contou com o apoio da sua Diretoria e dos patrocinadores. Agradeceu à equipe de trabalho da entidade, Lucinara Tonial, Ariovaldo Ribeiro e Antonio Maschio Sobrinho, pelo empenho na realização de mais um evento, que juntos conseguiram vender todos os ingressos, sem contar que os palestrantes são de renome e com temas de grande importância no âmbito empresarial”. Lembrou também “O MACROSINDI, é um evento ‘itinerante’ e que poderá ser realizado novamente em Nova Prata ou em um dos outros 12 municípios da base de abrangência, do Sindilojas”.

A primeira palestra do MACROSINDI 2018, com foi com o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Tramontina, o Empresário Clovis Tramontina, que de imediato perguntou: “tem capacidade de inovar; tem como abrir um novo mercado; é criativo; é guiado pela paixão? Se você respondeu que sim e sabe que o significado de empreender é correr risco, então, considere-se empreendedor”. Comparando o empreender com o futebol, Clóvis explicou a importância da paixão: “quando ensinamos a jogar, engessamos, os melhores jogadores surgiram dos campos de peladas da periferia, assim acontece com as empresas, é preciso paixão acima de tudo, é preciso vibrar com o que faz”. Tramontina também deixou claro que é preciso conhecer o que se faz. Para isso, disse que começou no chão da fábrica da Tramontina, segundo ele, também é preciso valorizar as pessoas e ter simplicidade. Também exemplificou as oportunidades que o Brasil oferece e ensinou: “se tu colocares uma barraquinha de cachorro-quente e fizer diferente de todos que estão no mercado, será um sucesso. Sejas simples e estará no último degrau da sofisticação”. O empresário também falou sobre política e alertou para o cuidado com a próxima eleição. Disse que o eleitor deve estar atento a promessas milagrosas e que mais importante que os partidos, são os candidatos e a sustentação que o próximo presidente ou governador terá no Legislativo. Para ele, a solução do Brasil está em cortar custos.

A segunda palestra foi com a economista chefe da Fecomércio/RS, Patrícia Palermo, que salientou, “não temos referência política no Brasil e isto está refletido nas pesquisas de intenção de votos, nas quais são os brancos ou nulos, não temos referência no governo, não temos também na oposição, temos que colocar todos no mesmo saco e isso é o problema e qualquer um pode ganhar”. O melhor candidato é o que mantém compromisso com as reformas, a administrativa (o resultado primário é negativo desde 2014) e a previdenciária (da parte pública e privada). Ela também disse que a sustentabilidade do governo no Congresso é muito importante, lembrou que foram os deputados e senadores que derrubaram os presidentes Fernando Collor de Mello e Dilma Roussef. Sobre a economia, ela falou que a incerteza política faz o investidor sofrer, mas não o consumo, e é ele que está movendo a economia, porém de forma cíclica. A greve dos caminhoneiros foi o acontecimento mais recente que interrompeu a pequena reação positiva no crescimento do país. Patrícia também alertou que o consumidor está mais exigente e crítico em relação ao que adquire e isso é positivo enquanto busca-se melhorar serviços e produtos.

A terceira palestra estava marcada com músico compositor da banda de rock “Nenhum de Nós”, Thedy Corrêa, que não pode comparecer, e assim foi apresentado um vídeo onde o mesmo informou da sua ausência, que não seria um cancelamento e sim um adiamento por motivos de força maior. Thedy Corrêa, retorna a Nova Prata no dia 18 de setembro, às 19h30min, no Auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo. Quem participou na noite de 14 de agosto, recebeu um ingresso válido para a palestra sem custo. No vídeo Thedy apresentou o Palestrante Gustavo Reis, que fez a palestra em seu lugar.

O Professor e empreendedor educacional, Gustavo Reis, fez a última palestra da noite e falou sobre a “média” definida e aceita na educação e que, no entanto, não será aceita no mercado de trabalho ou no empresarial. Ele também disse que o desafio hoje é manter os alunos interessados. Na educação, existe a revolução do “saco cheio”, alunos desatentos ao professor e pais helicópteros (queles que ficam sobrevoando o filho o tempo todo para protegê-lo), mas não poderá fazê-lo para sempre. Falou também da imensa quantidade de informações a que temos acesso, mas que precisamos ser “curadores” das mesmas, ou seja, selecionar e descartar, isso vale na educação e nos negócios.

A surpresa da noite para os presentes do MACROSINDI 2018 - Fortalecendo o empreendedor, foi com música no encerramento, a presença de Duca Leindecker, que apresentou sucessos da banda Cidadão Quem e da Pouca Vogal e animou a todos.

Para a realização do MACROSINDI 2018, o Sindilojas Nova Prata contou com o apoio da Fecomércio-RS/Sesc/Senac e com o patrocínio da VIPAL Borrachas, UCS Campus Universitário de Nova Prata e Safeweb - Segurança da Informação.

O Sindilojas Nova Prata, AGRADECE a todos que participaram e ACREDITARAM no MACROSINDI 2018, deixando o convite para que participem das demais promoções que a entidade promove, pois, o sucesso dos eventos depende da PARTICIPAÇÃO de todos.

 

VALE LEMBRAR: O Palestrante Thedy Côrrea (músico, compositor da banda de rock “Nenhum de Nós”), estará em Nova Prata, na noite de 18 de setembro, às 19h30min, no Auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo. Quem participou da noite de 14 de agosto, recebeu o ingresso válido para a palestra sem custo. Maiores informações no Sindilojas Nova Prata ou pelo fone (54)3242-2822.

 

Resumo: Sonia Reginato e Ariovaldo C. Ribeiro

 

Se é COMÉRCIO, é Sindilojas Nova Prata ! / Sindilojas Nova Prata, uma entidade FORTE !


Entre em contato conosco pelo telefone
(54) 3242.2822 ou pelo
e-mail: sindilojas@sindilojasnp.com.br
(c) Sindilojas NP 2012. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por RTI Soluções
Cadastre-se e receba mensalmente um informativo com
nossas novidades e promoções.