02/06 - 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – João Pessoa / PB

O Sindilojas Nova Prata como em outros anos, esteve participando com uma comitiva representando a Entidade no evento em João Pessoa/PB, embarcando na madrugada do dia 23/05 e retornando na noite de 28/05/2017. A comitiva foi composta por em 14 pessoas, sendo elas: Josemar Vendramin (Presidente), Evandro Beneduzi e Jair Luiz Guadagnin (Vices-Presidente), Natalice Pagnincelli, Mario Frosi, Clari Ana Provenzi Frosi, Irani Stella, Sônia Reginato, Giovanni Ceccagno (Diretores), Ariovaldo Carvalho Ribeiro (Executivo), Lucinara Tonial (Aux. Adminsitrativo) e Liége Hoffmann Casanova, Angela Cristina Cristofoli, Fátima de Lurdes Duz Ribeiro (Acompanhantes).

Com o lema “SINDICALISMO EMPRESARIAL: UM NOVO BRASIL”, o 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo realizado em João Pessoa no Estado da Paraíba, de 24 a 26 de maio de 2017, contou com uma programação bastante ampla, tudo aconteceu no 2º maior Centro de Eventos do Brasil.

 , tudo aconteceu no segundo maior Centro de Eventos do Brasil

A cidade de João Pessoa foi escolhida para sediar mais um importante evento na área do comércio de bens, serviços e turismo. O Centro de Convenções da capital paraibana foi o palco do 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, onde reuniu cerca de 1300 empresários, líderes sindicais e autoridades discutindo Sindicalismo Empresarial: Um Novo Brasil. O Evento foi realizado pelos Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba, com o apoio da Fecomércio, CNC e Sebrae.

No dia 25 de maio (quarta-feira), aconteceram a Reunião de Assessores Jurídicos, ao qual o Sindilojas Nova Prata participou com o Diretor Dr. Giovanni Ceccagno e simultaneamente aconteceu a Reunião de Executivos, onde o Sindilojas Nova Prata apresentou o “Case AUTOSSUSTENTAÇÃO SINDICAL”, apresentação essa pelo Executivo Ariovaldo C. Ribeiro e a Auxiliar Administrativa Lucinara Tonial, concorrendo a Premiação LAIR MONTENEGRO (mesma Premiação que o Sindilojas Nova Prata ganhou em 2013 em Curitiba/PR).

Alguns integrantes da comitiva prestigiaram a apresentação, o Presidente Josemar Vendramin, os Vices-Presidente Evandro Diego Beneduzi e Jair Luiz Guadagnin, o Diretor Irani Stella e a Acompanhante Fátima de Lurdes Duz Ribeiro, e no final conseguiu prestigiar o Diretor Giovanni Ceccagno.

O intuito do case "Autossustentação Sindical", foi para mostrar que a Entidade é uma das poucas no Brasil que é Autossustentável (não depende somente das Contribuições Compulsórias), oferece vários serviços onde geram lucratividade a entidade.

Como o crescimento do comércio, também depende do turismo, foi apresentado para todos os presentes o vídeo produzido pelo Município de Nova Prata, “Como viVER Nova Prata”, onde encheu de brilho ainda mais a apresentação, também foi entregue aos presentes alguns kits de divulgação da Secretaria de Turismo de Nova Prata.

O case concorreu a Premiação de Melhor Case Nair Montenegro onde vários sindicatos do Brasil concorreram a essa premiação.

Este tipo de evento se reveste de grande importância por ser um momento no qual podemos nos atualizar, debater temas relevantes e consistentes dentro do contexto da nossa atuação e do cenário sindical nacional. Além disso, é uma ótima oportunidade para trocarmos experiências e conhecer a atuação de nossos colegas de outros estados.

Na noite do dia 24/05, aconteceu a Sessão Solene de Abertura do 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Complexo do Centro de Convenções de João Pessoa/PB, no Teatro Pedra do Reino, onde a Comitiva do Sindilojas Nova Prata marcou presença em um Auditório que comporta 3098 pessoas

A solenidade contou também com a participação de autoridades locais; do ministro do Turismo, Marx Beltrão; e do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antônio Oliveira Santos.

O presidente do Sistema Fecomércio PB, Marcone Medeiros, agradeceu a presença do público no Congresso que reúniu mais de 1.300 pessoas. “Este é o momento de debater, pensar estrategicamente sobre o futuro sócio, político e econômico do nosso país, e de que forma as mudanças atingiram positiva e negativamente o empresariado”, declarou.

Nas foto acima parte da Comitiva do Sindilojas Nova Prata que participou da Abertura oficial do 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

 

Durante a abertura do 33º CNSE, aconteceu ainda um desfile das bandeiras dos estados brasileiros, homenagens a ex-presidentes e presidentes de sindicatos do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do país e apresentações musicais e culturais.

O evento contou com as 27 Federações do Comércio de todo o país.

Em seguida aconteceu os discursos de abertura, um deles foi o do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, que fez um apelo aos representantes dos sindicatos do setor terciário de todo o Brasil para que mobilizem suas bases em apoio às reformas essenciais para a retomada do desenvolvimento do País. “Temos que apoiar nossos parlamentares nos Estados para que as reformas aconteçam”, disse Oliveira Santos, para enfatizar a importância da participação da iniciativa privada na solução dos problemas brasileiros. “Aqui estão empresários dando um exemplo de união que no momento presente é fundamental. Estamos vivendo um conjunto de crises, e isso resulta em uma questão de segurança, mas também de esperança”, complementou Oliveira Santos, para ressaltar que são os empresários que mantêm a força de trabalho, além de dar escoo à produção nacional em diversas áreas. “É o comércio que transforma o trabalho de toda a sociedade em consumo”, complementou.

Após foi servido um coquetel para todos os presentes.

No dia seguinte, quinta-feira 25/05, primeiro dia de programação técnica, foi dedicado a traçar um panorama da economia do estado anfitrião. Os palestrantes, entre eles o governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho, detalharam as obras e projetos implantados na gestão, grande parte voltadas para o turismo. Outro tema tratado e bastante atual, que diante da situação política pela qual o país passa pode mudar a qualquer momento, foi “A reforma trabalhista e a negociação coletiva”.

Iniciando com o Palestrante, Governador do Estado da Paraíba, Sr. Ricardo Vieira Coutinho. “O Brasil precisa de diálogo. Estamos passando por um momento de nossa história no qual a intolerância e o ódio estão se espalhando por nossa sociedade, o que é extremante perigoso e depõe contra um ambiente de negócios que precisa voltar a existir”, apontou o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho. Segundo Coutinho, é difícil pedir à iniciativa privada que estimule negócios e investimentos sem os devidos subsídios. “Isso depende de políticas públicas”, afirmou, ao apresentar estratégias e dados do Estado anfitrião do congresso. “O Brasil investe pouco e investe mal”, apontou Coutinho, citando como exemplo a precariedade dos portos brasileiros. “O poder público tem que ser cada vez mais público”, complementou. Para o governador da Paraíba, os esforços do governo e das forças produtivas devem buscar um crescimento homogêneo para atrair investimentos. “Tudo na vida tem dois lados. A crise também. Temos que ampliar nossa sobrevivência”, disse Coutinho.

Dando continuidade na programação da manhã de quinta-feira dia 25/05, do Congresso Nacional aconteceu a segunda Palestra "Reforma Trabalhista Valorização da Negociação Coletiva", com o Palestrante, o Professor Doutor José Pastore (UPF) (CNC).

Ainda na manhã de quinta-feira dia 25/05, no Congresso Nacional aconteceu o Primeiro Painel do dia, "O Comércio e a Economia Brasileira", com os Debatedores Marcelo Maia (Sec. Com. Serviços MDIC) (DF), Economista, Carlos Thadeu de Freitas (CNC) (RJ) e Empresário Mário Gazin (PR). “O comércio e a economia brasileira” também foi um dos temas abordados pelo economista-chefe da Confederação. Ele opinou que a economia brasileira estava com a recuperação ‘contratada’, e que o segundo semestre seria bem melhor, mas devido à indefinição política, não há mais como saber o futuro econômico do Brasil. “A economia mudou de um dia para o outro. O que importa é que as reformas ocorram. Se o país não fizer, vai ser ruim. Ruim com elas, pior sem elas”, afirmou ele.  Para reverter o quadro, o secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcelo Maia, alertou para a necessidade de inovar nos modelos de venda de varejo, como online, comércio eletrônico, smartphones e outros. “Vivemos um novo momento para novos negócios e devemos pensar nas operações de comércio para o futuro”, comentou. Ele ainda apresentou números do Comércio e Serviços no país, responsáveis por 73,3% do PIB e por 24% dos empregos formais.

Na parte da tarde de quinta-feira dia 25/05, no Congresso Nacional aconteceu o Segundo Painel do dia, "A Importância da Fidelização dos Associados no Fortalecimento dos Sindicatos", com os Debatedores Diogo Chamun (RS), Paulo Kruse (RS) e José Carlos Palma Ribeiro (GO).

Na manhã de quinta-feira dia 25/05, o Presidente Josemar Vendramin, concedeu uma entrevista diretamente do Centro de Convenções em João Pessoa/PB, para a Rádio Prata/AM de Nova Prata, o mesmo falou da importância do Sindilojas Nova Prata se fazer presente em evento nacionais como esse.

Dando continuidade nos trabalhos de quinta-feira dia 25/05, na parte da tarde no Congresso Nacional aconteceram as Reuniões de Comissões Temáticas:

1 - Shopping Centers, o Sindilojas Nova Prata não teve participação; 

2 - Comércio de Rua, representaram a Entidade o Presidente Josemar Vendramin e a Diretora Natalice Pagnoncelli;

3 - Código Comercial, representaram a Entidade o Vice-Presidente Jair L. Guadagnin e o Diretor Mario Frosi; 

4 - Comércio Eletrônico e Inovações, representaram a Entidade, as Diretoras Clari Ana Frosi e Sonia Reginato, também a Aux. Administrativa Lucinara Tonial;

Foram apresentados algumas informações referente o ano de 2016, sendo que Compras que foram feitas através de dispositivos móveis 21,5%, das compras foram feitas do PC um percentual de 78,5%. Em 2013 foram 31,27% milhões e em 2016 47,93 milhões de compras. O perfil do comprador de 35 a 49 anos de idade, volume de pedidos (por valor) compras mais de 3 mil reais caiu, com valores menores de 3 mil aumentou. Fatores decisivos no progresso de venda pela net (produto = prado de entrega + R$ de venda + frete), onde a principal forma de pagamento foi à vista em 2015 – 39,3% em 2016 - 42,24%, em 2 a 3 vezes em 2015 – 24,3%, em 2016 – 24,57% e com parcelamento de 4 a 12 vezes em 105 – 39,5% e em 2016 – 33,4%. Estimativa para 2017 é de 49,7 milhões. Tiquete médio(previsão) – R$ 452,00 média de item, volume médio. Volume de pedido está em 110 milhões, sendo que dispositivos de celulares fica com a estimativa de 32%.

5 - Negociações Coletivas, representaram a Entidade, o Vice-Presidente Evandro Diego Beneduzi e o Diretor Giovanni Ceccagno;

6 - Administração Sindical, representaram, o Diretor Irani Stella e o Executivo Ariovaldo C. Ribeiro.

A Gestão Sindical foi apresentada pelo presidente do Sindilojas Caxias, Sadi Donazzolo que foi o coordenador da temática Gestão Sindical, Donazzolo destacou os três pontos prioritários da Gestão Sindical: o associativismo, a representatividade e a autossustentação e mostrou os principais ganhos e principais ações de cada um.

No dia 25/05 ainda, após um dia de muito trabalho com Palestras, Painéis e Reunião de Comissões Temáticas, a noite foi de momento para o Encontro da Comitiva Gaúcha proporcionado pela Fecomércio-RS (Comitiva com mais de 200 no Congresso).

Na sexta-feira dias 26/05, aconteceu o último dia do evento, o painel que abriu os trabalhos foi o “Turismo e Comércio viajam juntos”, com os Debatedores Ministro Marx Beltrão (DF), Secretario Lindolfo Pires (PB) e Presidente Ruth Avelino (PBTur).

Bezerra reforçou que o turismo é um importante fator na construção da economia brasileira e que precisa de mais atenção do poder público nas três esferas. Ela revelou ainda que há um projeto em andamento no Congresso Nacional que, se aprovado, deverá aumentar os recursos de promoção do destino Brasil no exterior. Atualmente, o valor da cota da Embratur é de US$ 17 bilhões. “Qualificação profissional fideliza o turista e o Sistema S, com o Sesc e Senac, sempre foi parceiro do Ministério na qualificação dos profissionais do turismo. Temos que trabalhar as pessoas para bem receber o visitante, consolidando o segmento”, opinou. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Paraíba, Lindolfo Pires, acrescentou que o Sistema Fecomércio também é parceiro com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a atividade local. “Turismo e comércio viajam juntos, se retroalimentam, por isso devem trabalhar juntos por um propósito”, completou Alexandre Sampaio.

Dando continuidade na programação da manhã de sexta-feira dia 26/05, no Congresso Nacional acontece o segundo Painel "Fonte de Custeio da Atividade Sindical", com os Debatedores Deputado Bebeto (BA), Deputado Laércio Oliveira (SE) e Ricardo Patah (SP). 

A fonte de custeio da atividade sindical também foi abordada, para o presidente Fecomércio Sergipe, 3º vice-presidente da CNC e deputado federal, Laércio Oliveira, “é preciso reformar e modernizar o sindicalismo no Brasil, com a diversificação da prestação de serviços. É necessário que o sindicalizado se sinta representado pela entidade”. O presidente da Fecomércio Goiás, José Evaristo dos Santos, destacou que os sindicatos devem ter uma fonte de renda alternativa, que não seja somente a contribuição obrigatória. Já o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, afirmou que uma solução conjunta entre trabalhadores e empresários é a saída.

Para finalizar com as palestras no evento, na manhã de sexta-feira dia 26/05, aconteceu no Congresso Nacional a Palestra "Ética, Política e Empresas", com o Palestrante Demétrio Magnoli (BR).

Ao longo do dia, na parte da tarde de sexta-feira dia 26/05, na programação do Congresso Nacional aconteceram os Talk Shows Técnicos:

1) Questões Jurídicas que afetam o Empresário e os Sindicatos do Comércio;

2) Ações Administrativa e Gerenciais em Sindicatos (com a participação do Executivo Ariovaldo C. Ribeiro).

Também foi divulgado o resultado das apresentações, o Sindilojas Nova Prata não foi premiado este ano com o Case "Autossustentação Sindical", ganhou o Sindilojas Goiânia. Agradecemos a confiança e o apoio da Diretoria, ficando para quem sabe em 2018 uma nova tentativa de premiação, na cidade de Bonito/MS.

*Ariovaldo C. Ribeiro - Executivo e Lucimara Tonial - Aux. Administrativa (apresentadores do Case no Evento).

Na noite de sexta-feira dia 26/05, aconteceu o Jantar de Encerramento do Congresso Nacional, no Centro de Eventos Posso dos Leões, a Comitiva do Sindilojas Nova Prata participou.

 Na programação do evento foi abordo assuntos como comércio e economia, fortalecimento e atividade sindical, ações de comunicação e marketing, questões jurídicas, entre outros. Entre os convidados de destaque foi o Professor Doutor José Pastore, da USP, que ministrou uma palestra sobre Reforma Trabalhista e Valorização da Negociação Coletiva; o Ministro do Turismo Marx Beltrão, abordou o tema Turismo e Comércio Viajam Juntos; e o Jornalista e Sociólogo Demétrio Magnoli, discutindo Ética, Política e Empresas, além do Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que falou um panorama sobre o estado. Estamos vivendo um período de transformações sociais e políticas em nosso país, por isso, é importante entender tudo o que acontece e como isso afeta positiva ou negativamente o setor terciário. Para quem participou, este momento foi marcante no processo de fortalecimento sindical e empresarial.

Agradecemos a confiança de todos que puderam representar o Sindilojas Nova Prata em mais este evento, pois sabemos que todos tem seus compromissos em Nova Prata, temos a certeza do dever cumprido, foram três dias de imersão na programação do 33º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, onde ouvimos opiniões diversas sobre temas que impactam diretamente os setores de Comércio, Bens, Serviços e Turismo, que nós representamos, bem como discutimos estes temas. Voltamos para Nova Prata abastecidos de informações, ideias e questões para implantar, para modificar no nosso trabalho (no profissional e pessoal) em nossa Base de Abrangência ao qual temos treze municípios para representar. Aproveitamos também as belezas de João Pessoa/PB, realmente um lugar muito lindo.

O próximo Congresso Nacional acontecerá na Cidade de Bonito/MS, em maio de 2018.

Se é COMÉRCIO, é Sindilojas Nova Prata ! / Sindilojas Nova Prata, uma entidade FORTE !


Entre em contato conosco pelo telefone
(54) 3242.2822 ou pelo
e-mail: sindilojas@sindilojasnp.com.br
(c) Sindilojas NP 2012. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por RTI Soluções
Cadastre-se e receba mensalmente um informativo com
nossas novidades e promoções.